Uma marquinha no universo, afinal, quem vai deixar a sua ?

Universo

Sempre achei um exagero o culto quase que religioso à Steve Jobs, uma grande figura que certamente entrará  para a história. Muitos gostam de usar a expressão  “marquinha no universo” para os feitos de Jobs.

Sei que neste exato momento em que escrevo esta palavras, A Irmandade Suprema dos Adoradores de Jobs, também conhecida como Os Devotos da Maça Prateada, deve estar me acusando de heresia, peço desculpas, não quis ofendê-los, afinal religião é uma escolha individual e deve ser respeitada 🙂

Não gosto do termo “guru”, mas se nós que trabalhamos com web e comunicação digital tivéssemos que escolher um, lembrar de alguém que foi um divisor de águas, eleger quem deixou uma marca indelével na história da civilização este certamente seria Tim Berners-Leealiás, Sir Timothy John Berners-Lee, o criador da World Wide Web. Se Tim tivesse patentado o HTTP, cada vez que alguém entrasse na web teria que pagar lhe pagar royalties, mas este foi seu grande trunfo, fazer a web nascer aberta e gratuita.

Não nego os méritos de Jobs, um obstinado, perfectionista e visionário que juntou tecnologia + design + modelo de negócio e colocou tudo em uma caixinha chamada iPhone, que jogada de mestre Steve !

Estamos nos aproximando da era pós-dispositivos, onde cada dia mais o gadget, a caixinha, o phablet ( sim, eu disse phablet) ou “seja-lá-o-nome-que-tenha” tende a ser uma commodity tecnológica. Quem deve reinar absoluto nos próximos anos é o tripé  interface  – conteúdo – nuvem, é aí que está o diferencial competitivo.

O mundo da tecnologia está mais pragmático, mais incorporado ao nosso cotidiano, expressões como “guru”, “marquinha no universo” são um pouco românticas, estão um pouco desgastadas. Mas ainda exercem um fascínio, não exercem ?

Todos os dias, nascem e morrem pessoas fantásticas, Steve Jobs, Tim Berners-Lee ou Nelson Mandela certamente estão ou estarão nesta galeria.

Hoje, aos 92 anos faleceu o letrista Hal David, autor de Raindrops Keep Fallin’ on My Head’

Ei Steve ! Deixa o Hal colocar  uma “marquinha” do lado da sua ? O universo agradece 🙂

 

 

 

 

Deixe uma resposta