Quadradinhos & Convergência

qrcode

Ainda pouco difundido na Brasil, mas muito usado no Japão o QR Code, é um código para leitura de informações ( como um código de barras ) de forma quadrada com uma série de pequenos quadrados de diferentes tamanhos em seu interior.

A grande diferença entre o QR Code e o código de barras tradicional é a facilidade de leitura, pois o QR Code pode ser lido por praticamente qualquer dispositivo de captação de imagens como máquinas fotográficas, celulares e scanners comuns.

Mariana Barbosa  escreveu para O Estado de São Paulo :

“Cerca de 40% dos japoneses já acessaram conteúdo por meio do códigode barras. O uso no Japão é tão generalizado que até os túmulos estão ganhando códigos bidimensional, permitindo acessar informação sobre o morto. O código a ser fotografado por estar impresso em qualquer lugar – em outdoors, tecido ou na tela do computador. É possível, por exemplo, comprar um ingresso mirando o celular para um outdoor com a propagando de um show.

Fora do Japão, contudo, o uso ainda é experimental. A emissora britânica BBC iniciou recentemente a venda de DVDs pelo celularutilizando o QR Code. A foto do código faz baixar no celular um trailer do filme e permite também realizar a compra. Em Paris, oscódigos foram espalhados em pontos de ônibus e permitem acessar informações sobre horários e trajetos. Em um museu de Viena,algumas placas para identificação de obras também ganharam códigos, permitindo aos interessados obter mais informações no celular.”

A imagem acima é o endereço do Quadro dos Bemóis em QR Code gerado pelo site QR Code Generator experimente montar o seu, ele permite as opções de criar URL ( Endereço de Internet ), textos, números de telefone e SMS.

O QR Code posssui as seguintes capacidades de armazenamento :

  • Numérica – 7.089 caracteres
  • Alfanumerica – 4.296 caracteres
  • Binário – 2.953 bytes
  • Kanji ( Ideogramas Japoneses ) – 1.817 caracteres

Claro QR Code

No Brasil, a Claro foi a pioneira lançando neste último Natal uma campanha QR Code , uma ponte muito muito legal entre mídia impressa e mídia digital. Rumo à convergência total !

Veja se o seu celular “lê” QR Code : http://reader.kaywa.com/phones e Feliz 2009 !

3 thoughts on “Quadradinhos & Convergência

  1. Olá Professor! Ainda estou chocada com isso…

    Vou tentar tirar uma foto com meu celular da tela mesmo para ver se funciona!!

Deixe uma resposta