Publicações digitais & HTML5 : Não tenha medo do código !

HTML é simples - Publicações digitais & HTML5 : Não tenha medo do código !

HTML é simples*

Muitos editores se assustam em ouvir falar de HTML5, pois, imaginando complexos códigos e estruturas ininteligíveis, alegam:

– Não sou programador para saber HTML5 !

Correto ! Não é e nem precisa ser, porque HTML5 não é uma linguagem de programação – é uma linguagem de marcação. No HTML5, e nas demais versões anteriores a esta, os elementos de conteúdo são marcados no texto.

Corpo, título, subtítulo, parágrafo, quebra de linha, citação, artigo, rodapé, imagem – se esta nomenclatura e esta semântica não são familiares para um editor, para quem mais serão? É a partir delas que se estrutura um documento HTML5 !

As publicações digitais demandam que editores e produtores adquiram conhecimentos mínimos em HTML, CSS e XML. Felizmente para o mercado editorial, essas competências têm sido utilizadas, compartilhadas, aprimoradas e consolidadas por desenvolvedores web há anos.

É um caminho sem volta – depois de conhecer minimamente como os códigos funcionam, você nunca mais será enganado por gurus e profetas da tecnologia !

Sobres estes ( e outros assuntos ) conversei com o amigo, José Fernando Tavares da Simplíssimo Livros, em um vídeo para a Booknando Cursos.

*Foto extraída de : http://goo.gl/GK4D46

Deixe uma resposta