O que é o Medium ? Uma outra abordagem…

Idealizado pelos criadores do Blogger e do Twitter, o Medium é uma nova plataforma social de publicação de conteúdo multimídia ( textos, imagens, vídeos ) ainda não aberta ao público em geral mas já disponível para cadastro.

Ler, publicar, comentar, colecionar, organizar, recomendar, tudo que você já tem feito nos outros serviços semelhantes mas com algumas diferenças ( ? ) como os seus criadores tentam nos convencer.

Comparações com Pinterest e Tumbrl parecem, a princípio, inevitáveis, mas vamos aguardar.

Não vou fazer uma análise técnica, o portal Gismodo fez um ótimo post sobre isto, quero fazer uma outra abordagem : A Semântica.

  • Semântica é o estudo dos significados
  • A Semântica está presente na linguística, ciência, literatura, música…
  • A Semântica procura estabelecer  a relação entre palavras, frases, sinais, códigos, símbolos e aquilo que eles representam

Um exemplo simples :

Medium e Semântica

Semântica

Todo conteúdo publicado na Web pode, teoricamente, ser interligado semanticamente pelos seus significados. Quando os sistemas e os dispositivos entenderem totalmente o conteúdo inserido e exibido neles, poderão oferecer soluções que hoje ainda não são possíveis.

Assim como Pinterest, parece que seremos convidados a compartilhar, classificar, catalogar e organizar conteúdos no Medium, atribuindo-lhes valores pessoais e subjetivos, ensinando ao sistema como nós humanos lidamos com a informação e que impactos e sensações ela nos causa.

O Medium é uma ( ou mais uma ? ) plataforma social para nós ensinarmos as máquinas  a pensarem através de conexões semânticas de texto e imagem, afinal, um sistema mais inteligente oferece um anúncio mais relevante, um anúncio mais relevante tem mais chance de ser clicado. $$$

  • A semântica faz a ponte entre o físico e o virtual
  • Dados semânticos facilitarão a importação e o compartilhamento de informações por quaisquer aplicações e sistemas.
  • A web semântica viabiliza a ubiquidade do conteúdo e a Open Web Platform

Um pequeno robô vê uma maçã. Maçã : fruta suculenta, a preferida de muitas pessoas. Também deu nome à fábrica de dispositivos eletrônicos. Alguns amam, outros detestam. Mas a inspiração – essa veio do Newton, que estava embaixo da macieira quando a fruta, madura, vermelha e suculenta, caiu na sua cabeça revelando a gravidade. Lenda ou verdade? O robô talvez não saiba responder, mas ele sabe o que as pessoas sabem e sentem a respeito disto.

O fragmento acima é do Clécio Bachini da Soyuz, recomendo a leitura do artigo completo, uma aula de semântica, redes sociais e inteligência artificial.

Desculpe se eu magoei alguém que ainda acreditava que a função das redes sociais é aproximar as pessoas 🙂

2 thoughts on “O que é o Medium ? Uma outra abordagem…

  1. Traduções tendem a ser objetivas, o pensamento semântico nasce das relações entre os significados e seus efeitos no comportamento. Por isso a junção de textos, imagens e vídeos é mais rica neste sentido. Obrigado por colaborar ! Um grande abraço 🙂

Deixe uma resposta