Metropolitan no Cinema !

metropolitan no cinema

A tênue fronteira que ainda existe entre o mundo análogico e o digital permite a criação de produtos e suportes híbridos que distribuem e compartilham conteúdo de maneira inusitada e peculiar.

Novos suportes e antigas mídias buscam espaço em um mundo de rápidas tranformações no qual não sabemos ainda qual a real viabilidade técnica, estética e comercial de cada um deles.

A partir de hoje (01/02), graças a distribuidora MovieMobz, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba poderão assistir as óperas do “Metropolitan Opera” de Nova Iorque ( EUA ) com imagem em alta definição e som 5.1 nas salas de cinema !

A ópera que abre a temporada é La Rondine, uma das obras menos conhecidas de Rossini e que teve sua estréia em 17 de março de 1917 em Monte Carlo ( Mônaco ).

Em setembro de 1917, La Rondine já era produzida no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com o mesmo elenco da estréia ! Oito meses depois, fantástico para a época !

A junção do texto com a música, a organização dos instrumentos musicais por famílias,  a cenografia e a roteirização de tudo isto em um único documento ( a partitura ) fazem da Ópera ( que já foi a forma dramático-musical  mais popular da cultura ocidental ) um ancestral primitivo da multimídia moderna. (Leia o que eu escrevi sobre os 400 anos desta linguagem aqui)

Veja a programação completa da temporada.

Deixe uma resposta