Livro Open Web Platform : Lançamento em Setembro !

Livro Open Web Platform

Livro Open Web Platform

Está surgindo uma nova era, e poucos ainda se manifestaram sobre ela. É a era da Plataforma Aberta da Web. Mais do que o rótulo de HTML5, as tecnologias ligadas à web vão sofrer uma revolução com os novos recursos agregadores de mídias, armazenamento e transmissão de dados. O mecanismo que hoje chamamos de browser vai se tornar a grande máquina virtual, que estará em todos os dispositivos.

Open Web Platform é um projeto a seis mãos produzido por mim, pelo Clécio Bachini e pelo Cesar Cusin, um livro que mostra de maneira original e didática todo o poder da plataforma web.

Um publicação da Editora Brasport, com o prefácio do Carlinhos Cecconi, que foi pensada da seguinte forma :

As seções, Semântica e Comunicação e Mídia, são minhas. Gosto de fazer pontes com as origens; gosto de resgatar a essência do conhecimento; busco mostrar que nada surge como uma tábula rasa e que a construção dos significados e sua distribuição nos suportes analógicos ou digitais são frutos do conhecimento acumulado de gerações que culminou em uma plataforma jamais imaginada, a Open Web Platform.

Cesar  Cusin é um cientista meticuloso e investigativo, Doutor em Ciência da Informação. É capaz de se dedicar com o mesmo zelo para construir um sistema de dados para uma farmácia de uma pequena cidade do interior paulista ou para uma complexa aplicação B2B que envolve vultosos investimentos. São dele as seções Acessibilidade e Do Banco de Dados ao Big Data.

A seção final, As Sete Faces da Web, é do Clécio Bachini. Quebrando alguns preceitos arcaicos da prática de desenvolvedores, gestores e designers, aqui são apresentadas situações reais de uso de todo o discurso estruturado nas seções anteriores. Não são elucubrações teóricas; são experimentos, ideias e projetos reais cujas possibilidades de aplicação são imediatas.

Permeando todo o conteúdo temos os depoimentos e a contribuição de profissionais que direta ou indiretamente fazem parte do universo da Open Web Platform. São desenvolvedores, designers, professores, editores e empresários que compartilham e apoiam uma web aberta e colaborativa. Não são apenas correligionários – são parceiros, são amigos: Alexandre (Alê) Borba, Edu Agni, Fernando Martin Figuera, Horácio Soares, Iara Pierro de Camargo, José Fernando Tavares, Núbia Souza, Reinaldo Ferraz e Zêno Rocha.

Nos vemos no lançamento em setembro :-)