Geração Y : o fim do email e as havaianas

havaianas

A geração Y já  está no mercado de trabalho, este pessoal que pegou a onda digital tirou o maior proveito dela e agora a está colocando em prática. Multitaskers e googados eles revolucionam a hirerarquia tradicional do ambiente corporativo com criatividade e irreverência.

geração Y é uma nova geração de garotos e garotas que estão na faixa dos 21 aos 25 anos de idade e que começam a entrar no mercado de trabalho com um potencial enorme de características. Em geral são bem nascidos, são espertos, ousados, consumistas, ambiciosos, não dão a mínima para o que vestem, inclusive querem quebrar paradigmas quando o assunto é formalidade, tradição e hábitos no ambiente profissional.

Ouvem iPod o tempo todo, gostam de trabalhar, aprendem muito rápido, são ávidos por tecnologia e adoram utilizar várias tecnologias ao mesmo tempo. O interessante é que em geral não são dados a liderar pessoas ou equipes em empresas. Seu foco é criar, desenvolver e gerenciar tarefas e resultados. (Alvaro Augusto Macedo do Observatório da Imprensa )

Se alguma vezes a profundidade e o detalhamento não são o seu forte, compensam com a praticidade e com grande habilidade no “hands-on”. Para eles, o Email perde espaço como ferramenta de comunicação para as redes de comunidades, “twitters”, SMS, etc…

Meu filho de de15 anos praticamente já não usa email, a não ser para se cadastrar nos sites ou para fazer matrícula na escola, o email é totalmente dispensável pois ele se comunica com sua rede de amigos pelo ORKUT,YOUTUBE, MSN, SMS e ainda pelo WII e pelo DS ( consoles de jogo da Nintendo ) nos quais todos estão praticamente 24 horas conectados.

Cesar Tauriom, gerente de tecnologia aplicada da IBM Brasil profetiza ( talvez de modo um pouco alarmista ) que “O e-mail deixará de existir dentro de cinco a sete anos” ,  aliás  a média etária dos usuários de e-mail hoje é de 47 anos !

Conhecer o enorme potencial desta geração é indispensável para repensarmos as estratégias de comunicação, marketing e gestão do atuais modelos de negócios das empresas.

Você pensa que conheçe bem a geração Y ? Vamos ver :

  1. Amigo secreto da minha turma de MBA na FGV, qual o presente escolhido para ser trocado entre os participantes ?
  2. Qual o brinde ofertado aos participantes do evento de lançamento da nova linha de softwares da ADOBE em um dos mais famosos e luxuosos hotéis de negócios de São Paulo ?

Resposta: Sandálias Havaianas.

Novas tecnologias, novas idéias e novos valores que não tem cheiro e não soltam as tiras….

3 thoughts on “Geração Y : o fim do email e as havaianas

  1. Muito bom! Não conhecia o conceito de geração Y. Gostei bastante do artigo!! Não acredito que o e-mail vá acabar tão cedo por causa da idéia de privacidade que está atrelada a ele. Principalmente as empresas preferem e-mail, e muitas proíbem o uso de redes sociais e similares.

    Onde trabalho “pega mal” escutar música com fones de ouvido. Por um lado, concordo que é chato ficar gritando e acenando para a outra pessoa te ouvir. Acho que isso poderia ser solucionado se toda a empresa estivesse no Skype, rs…

    Enfim, o mundo muda muito rápido… acho que dizem isso desde sempre, quando qualquer conceito era derrubado. Talvez a frase mais ideal seria “o mundo muda CADA VEZ MAIS rapidamente”.

    😉

Deixe uma resposta