Estratégias de Inovação e Tecnologia (Bibliografia)

Compartilho com vocês a bibliografia sugerida para o curso de Pós Graduação em Web – Estratégias de Inovação e Tecnologia, que será ofertado pelo SENAC/SP a partir de 2010, no qual tenho a oportunidade de participar como consultor junto à equipe da Gerência de Desenvolvimento 2 ( Tecnologia da Informação ).

O material foi organizado por áreas de conhecimento e alguns livros aparecem, devido à sua relevância em mais de uma área.

Algumas palavras sobre o curso :

O curso de Especialização em Web tem por objetivo permitir aos seus participantes uma ampla compreensão do funcionamento e do papel da web nas inter-relações das pessoas, tecnologias e tendências do ambiente Web de maneira a fornecer subsídios para a capacitação executiva na gestão de aplicações, sistemas, modelos de negócios, produtos e serviços baseados em plataformas web.

Bibliografia sugerida – ainda em pesquisa 🙂

Web Standards

  • NIELSEN, Jakob. Projetando Websites com Usabilidade. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2007
  • HOLZSCHLAG, Molly E. 250 Segredos para Web Designers. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.
  • BUDD, Andy. Criando páginas Web com CSS. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
  • W3C Brasil. Guia de Referência XHTML – http://www.w3c.br/divulgacao/pdf/guia-xhtml-w3cbr.pdf – acessado em 13/06/2009
  • FREEMAN, Eric. Use a Cabeça! HTML com CSS e XHTML. Rio de Janeiro:Alta Books, 2008.
  • GANNELL, Graig. Guia Essencial de Web Design com CSS e HTML. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009
  • SPYER, Juliano. Conectado – O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007

Redação Online e Web Writing

  • MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo web: Produção e edição de notícias on-line. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007
  • RODRIGUES, Bruno. Webwriting: Redação e informação para a web. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2006.
  • BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Redação Publicitária. São Paulo: Edição do Autor, 2006.
  • VANOYE, FRANCIS. Usos da Linguagem: Problemas e Técnicas na Produção Oral e Escrita. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

Arquitetura da Informação

  • KRUG, Steve. Não Me faça Pensar – Usabilidade na Web – 2ºed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2008
  • REIS, G. Kit de Conhecimento. Arquitetura de Informação (CD-ROM) São Paulo: Jump Education, 2006.
  • WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação 2. São Paulo: Cultura, 2005.
  • BROWN, Daniel M. Communicating design: developing web site documentation for design and planning. Berkley: New Riders, 2007

Legislação e Direito Digital

  • PECK Pinheiro, Patrícia. Direito Digital. São Paulo: Saraiva, 2009
  • SANTOS, Manuella. Direito Autoral Na Era Digital. São Paulo: Saraiva, 2009
  • GANDELMAN, Henrique. De Gutenberg A Internet: Direitos Autorais Na Era Digital. Rio de Janeiro: Record, 2001
  • LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: Como a Grande Mídia Usa a Tecnologia e a Lei Para Bloquear a Cultura e Controlar a Criatividade. Disponível na Internet sob a licença Creative Commons Atribuição (Não-comercial) – http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/?view=144 – 2004
  • FERRARI, Alexandre Coutinho. Proteção Jurídica de Software: Guia Prático para Programadores e Webdesigners. São Paulo:Novatec, 2003
  • CARVALHO, Ana Paula. Contratos Via Internet. São Paulo: Editora Del Rey, 2001

Multimídia, Hipermídia e Entretenimento

  • JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008
  • GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as Novas Mídias – Do Game á TV interativa. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003
  • NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. 2 a. edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000
  • JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001
  • BRIGGS, Asa. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
  • ROYO, Javier. Design Digital. São Paulo: Edições Rosari, 2008
  • BERTOMEU, João Vicente Cegato (Org.). Criação Visual e Multimídia. São Paulo:Cengage Learning,2009

Web Marketing

  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing, 12ª ed. São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2006.
  • ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005
  • MONTEIRO, Ricardo Vaz. Google Adwords – A Arte da Guerra. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2007
  • ROMÁN, Fernando. Mobile Marketing: A Revolução Multimídia. São Paulo:Cengage Learning,2007
  • VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing:O Guia Definitivo Do Marketing Digital São Paulo:Editora Novatec,2008
  • ROSSI, Armando Tadeu. Marketing sem complicações para principiantes e profissionais de outras áreas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003
  • KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Convergência e Mobilidade

  • JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008
  • Pellanda, Eduardo. Internet móvel: novas relações na cibercultura derivadas da mobilidade da comunicação. (tese doutorado). Porto Alegre: PUC-RS, 2005
  • Santaella, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
  • LECHETA, Ricardo R. Google Android – Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android Sdk. São Paulo:Editora Novatec,2009
  • W3C Brasil. Guia de referência Boas práticas em Web móvel – http://www.w3c.br/divulgacao/pdf/guia-boas-praticas.pdf – Acessado em 13/06/2009
  • Prado, Eduardo. Mobile Marketing: Uma Nova Mídia Digital. Artigo do site TELECO. Disponível em http://www.teleco.com.br/emdebate/eprado21.asp.
  • ROMÁN, Fernando. Mobile Marketing: A Revolução Multimídia. São Paulo:Cengage Learning,2007
  • SILVEIRA, Marcelo. WAP – Guia de Consulta Rápida. São Paulo: Editora Novatec, 2000.
  • Silva, Fernando Firmino da. Moblogs e microblogs: jornalismo e mobilidade. In: Amaral, A.; Recuero, R.; Montardo, S. (orgs.). Blogs.com: Estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009

Sistemas Virtuais

  • BRASIL, Cyclades. Guia Internet de conectividade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
  • JOHNSON, Steven. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003
  • LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999
  • MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1964
  • LECHETA, Ricardo R. Google Android – Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android Sdk. São Paulo:Editora Novatec,2009

E-businnes e Comércio Eletrônico

  • ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro. Elsevier, 2005
  • SAAD, Beth. Estratégias Para e Mídia Digital. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2003
  • MONTEIRO, Ricardo Vaz. Google Adwords – A Arte da Guerra. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2007
  • KALAKOTA, Ravi. E-business – estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.
  • KIM, W. Chan. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2005.
  • TANCER, Bill. Click: O que milhões de pessoas estão fazendo on-line e por que isso é importante. Rio de Janeiro:Globo,2009

Métricas e Mecanismos de Busca

  • GABRIEL, Martha Carrer Cruz. SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca. São Paulo: Editora Novatec, 2009
  • GABRIEL, Martha Carre Cruz. Marketing de otimização de buscas na web. São Paulo Editora Esfera, 2008
  • SOUDERS, Steve. Alta Performance em Sites Web. Rio de Janeiro. Alta Books,2007
  • VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing:O Guia Definitivo Do Marketing Digital. São Paulo: Editora Novatec, 2008

Startups e Empreendedorismo

  • SAAD, Beth. Estratégias Para e Mídia Digital. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2003
  • VISE, David e MALSEED, Mark. Google: A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos. São Paulo: Editora Rocco, 2007
  • SPYER, Juliano. Conectado – O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007
  • VIEIRA, Anderson da Silva Twitter – Influenciando Pessoas & Conquistando o Mercado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009
  • KIM, W. Chan. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2005.
  • TANCER, Bill. Click: O que milhões de pessoas estão fazendo on-line e por que isso é importante. Rio de Janeiro:Globo,2009

Gerência de Projetos Web

  • VIEIRA, Marconi. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação.Rio de Janeiro: Editora Campus,2003
  • VALLE, Andre Bittencourt. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro:Editora FGV,2007
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK® – Guia Do Conjunto De Conhecimentos Em Gerenciamento De Projetos – Official Portuguese. Project Management Institute,2005
  • GUNTHER, Max. Os Axiomas de Zurique: Os conselhos secretos dos banqueiros suíços. São Paulo:Editora Record,2004
  • LEVITT, Steven. Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta.Rio de Janeiro:Editora Campus,2005
  • AYRES, Ian. Super Crunchers. Rio de Janeiro:Ediouro,2008

5 thoughts on “Estratégias de Inovação e Tecnologia (Bibliografia)

  1. Caro amigo Fábio,

    Você sabe quando o SENAC/SP estará publicando informações sobre o curso de pós em web? Esta notícia é muito importante para profissionais da área, haja visto que não há muitas opções de cursos (seja de graduação como pós) na área de web.

    Seria ótimo poder contar com este curso no SENAC. Se tiver mais informações a respeito, ficarei muito grato se puder comentar novamente sobre o assunto.

    Grande abraço!

    Juliano Peruffo

  2. caro juliano

    aguarde mais um pouco…este curso em breve será publicado no portal do senac, dei esta notícia em primeira mão por que faço parte da equipe de desenvolvimento dos cursos de pós graduação 🙂

    o curso deve ser oferecido em 2010 em São Paulo e em campinas…

    vou colocar mais novidades por aqui ou no twitter ( fabioflat )

    grande abraço

Deixe uma resposta