Adobe Edge Animate : Animação e Interatividade com HTML5

O Adobe Edge agora se chama Adobe Edge Animate, a inclusão da palavra  Animate deixa claro qual é a sua principal funcionalidade.

Indo além dos recursos de animação, o Adobe Edge Animate é uma ferramenta gráfica de uso intuitivo para a criação de conteúdo multimídia interativo usando HTML5, CSS3 e JavaScript, o que o torna perfeito para produzir e distribuir conteúdo multiplataforma para múltiplos dispositivos. É um software que já nasce dentro do conceito de Open Web Plataform

O  Edge Animate Preview 7 já está disponível para download em : http://labs.adobe.com/technologies/edge

No vídeo abaixo , a primeira parte de um total de 4, é possível ter contato com os principais recursos do Adobe Edge Animate.

Quem o apresenta é Paul Trani ( Evangelista da Adobe), Paul esteve várias vez com os consultores Adobe aqui no Brasil, sempre simpático e competente 🙂

O material usado no vídeo de demostração pode ser baixado neste link : http://quadrodosbemois.com.br/wp-content/uploads/2012/08/einstein.zip

Principais  novos recursos do Adobe Edge Animate Preview 7 :

  • Criação de layouts responsivos
  • Novos eventos de mouse ficados em usabilidade e acessibilidade
  • Alertas de erro na painel de código
  • Maior controle dos elementos de texto

Com o amadurecimento do HTML5, começamos a nos distanciar cada vez mais do universo formado por elementos como <applet><embed> e <object>, necessários para incorporar funcionalidades multimídia aos browsers. Assim, nos aproximamos de uma nova era; a era da multimídia nativa, na qual plugins não são mais necessários e o carregamento, o processamento e o controle passam a depender exclusivamente do browser.

Cada vez mais, o mercado demandará por novas ferramentas de autoração baseadas em padrões abertos que oferecem soluções compatíveis com a evolução das linguagens de marcação, de estilo e de comportamento.

O Edge é a prova disto 🙂

One thought on “Adobe Edge Animate : Animação e Interatividade com HTML5

  1. Sem dúvida alguma o Edge Animate é um passo importante na direção do desenvolvimento de ferramentas para Web que não exigem (muito) conhecimento de programação.

    Este é um momento de transição, quando deixamos para trás os formatos proprietários e avançamos para os formatos abertos.

    Fica no meio do caminho o formato Flash que, naverdade, também é aberto, ao contrário do que muitos pensam. Por enquanto não há como duplicar os recursos mais importantes do formato. Questão de tempo.

    Por outro lado, tenho bons motivos para não ser tão otimista nesse novo cenário. É um engano acreditar que um formato “padrão” e aberto será o fim de todos os problemas. Para o desenvolvedor de jogos e aplicativos online isto é um pesadelo. Cada empresa implementa à sua maneira os “padrões” do HTML, CSS e JavaScript. O resultado é que algo que funciona bem em um navegador, funciona mal em outro e simplesmente não funciona em ainda outro (geralmente o IE).

    O tempo dirá! 🙂

Deixe uma resposta